TABELA ELABORADA
PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS
|
|||
NÍVEL DE ESCRITA
|
CARACTERIZAÇÃO
|
EXEMPLOS:
® BRIGADEIRO
® PIPOCA
® SUCO
® BIS
|
|
PRÉ-SILÁBICA
|
Grafismo Primitivo
|
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de
grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.
|
|
Escrita sem controle de quantidade
|
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço
destinado a escrita.
|
ARMSMOHAORUIL
NMAMTO
XAMHNTSKHUIMHOTIPER
TCLMNBOATRO
|
|
Escrita Unigráfica
|
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
|
A
L
F
C
|
|
Escrita Fixa
|
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
|
ALNI
ALNI
ALNI
ALNI
|
|
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
|
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma
diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
|
SAMT
AMT
AMTSA
SAT
|
|
Quantidade constante
Repertório variável
|
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso
da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
|
HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
|
|
Quantidade variável
Repertório variado
|
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita
de outra.
|
RAMQN
ABEAMF
GEPFA
OSDL
|
|
Quantidade e repertório variáveis.
Presença de valor sonoro início
e/ou fim.
|
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança
preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
|
IMSABRO
IBRNSA
URMTO
INBOXIX
|
|
SILÁBICA
|
Sem valor sonoro: a criança escreve
uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro
correspondente.
|
R O M T
B U D
A S
R
|
|
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada
sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
|
I T M O
P Q A
R O
G I
|
||
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba,
utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e
outras vezes consoantes e vogais.
|
I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
|
||
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito
cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a
contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais
letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.
|
B H D U L E
I O K E C
U O K U
I S I S
|
||
SILÁBICA - ALFABÉTICA
|
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora
escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
|
B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z
|
|
ALFABÉTICA
|
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas
alfabéticas, mesmo não observando as convenções ortográficas da escrita.
|
BICADERO
|
|
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas
alfabéticas, observando algumas as convenções ortográficas da escrita.
|
BIGADEIRO
|
||
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas
alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da escrita.
|
08/11/2016
A evolução da escrita dos alunos na alfabetização
Saiba como são todas as fases da aquisição da escrita por parte da criança de acordo com a tabela abaixo:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário